• Eu Faço Música Eu escrevo, componho e/ou publico músicas
    • Associações
    • Distribuição
    • Calendário
    • Comunicação aos titulares
    • Para titulares
  • Eu Uso Música Eu uso música para negócios
    • Arrecadação
    • Serviços ao Usuário
    • Simulador de Cálculo
  • Unidades do Ecad
  • Canal do Usuário
  • Conheça o Ecad
    • O Ecad
    • Gestão Coletiva
    • Resultados
    • Portal de Rankings
  • Associações
  • Caminho do Direito Autoral
  • Imprensa
  • Notícias em Pauta
  • Portal da Transparência
Ícone mensagem Fale com o Ecad Banco de dados Ecadnet Ícone nova janela
  • Conheça o Ecad
    • O Ecad
    • Gestão Coletiva
    • Resultados
    • Portal de Rankings
  • Associações
  • Caminho do Direito Autoral
  • FAQ
  • Imprensa
  • Notícias em Pauta
  • Portal da Transparência
Ícone mensagem Fale com o Ecad Banco de dados Ecadnet Ícone nova janela
Logo ECAD
  • Eu Faço Música Eu escrevo, componho e/ou publico músicas
    • Associações
    • Distribuição
    • Calendário
    • Comunicação aos titulares
    • Para titulares
  • Eu Uso Música Eu uso música para negócios
    • Arrecadação
    • Serviços ao Usuário
    • Simulador de Cálculo
  • Unidades do Ecad
  • Canal do Usuário
A arte de arrebatar corações na avenida

A arte de arrebatar corações na avenida

04.03.2008 Notícias

TATIANE FREITAS

Quem acompanhou o sucesso da música de Tenison Del Rey e Edu Casanova, Cabelo Raspadinho, que estourou e ganhou o Troféu Dodô & Osmarde melhor música em 1999, não imagina que, antes de se render aos acordes da dupla, Bell Marques, do Chiclete com Banana, resistiu e adiou a decisão de gravá-la por alguns encontros.

“Num deles, enquanto eu tocava a música, um amigo nosso subiu na mesa e começou a dançar sem parar. Foi aí que Bell resolveu: "Você venceu, eu vou gravar". Às vezes, o intérprete precisa de um solavanco”, brinca Tenison.

A história quase se repetiu com a canção A Camisa e o Botão (“Quando o sol sair me beije/ Me beije mais, me beije logo….”), dele e de Jauperi. “A gente fez essa música em 2001. Nessa época, eu mostrei para Ivete, para Daniela, mas elas não gravaram.

Como sou intérprete de forró, em 2005 resolvi gravá-la em xote. A minha gravação foi um solavanco, porque depois Daniela e Bruno Mazi gravaram e Claudia Leite gravou, e a canção virou ícone da carreira dela, inclusive está no DVD”.

Tenison admite que suas pretensões como compositor é pontuar a carreira de um intérprete, com canções que acompanhem a trajetória daquele artista.

“Eu busco sempre fazer músicas com potencial de ser "a música"“.

PEGADA DE RUA – Assim como Tenison, a maioria dos compositores iniciou a carreira despretenciosamente, com a intenção de apenas fazer arte.

“Quando passei a ser remunerado por isso, a perspectiva mudou. Antes eu ficava meio desconfiado de fazer música sob encomenda, até o dia em que descobri que Tom Jobim fez obras belíssimas sob encomenda”, conta ele.

Com 300 músicas gravadas, muitas também sob encomenda, Alain Tavares conta que prefere gravar sem endereço certo.

“Depois me procuram e aí eu mostro”.

Ele diz que também acontece de fazer uma música e já saber a quem oferecer. “Ivete, mesmo, gosta de pegada de rua, de música alegre”.

Outras canções já chegam na mão do cantor como um presente do compositor. Alain, por exemplo, fez muitas canções nesse contexto. Ele conta que uma delas, Pipoca (“O Ara Ketu, o Ara Ketu quando toca deixa todo mundo pulando que nem pipoca”), chegou a ser endereçada para outra banda, mas, por uma desavença momentânea, a homenagem foi para o Ara.

MERCADO DIFÍCIL – Privilegiados por viver de música, os compositores só lamentam o fato de a pirataria ter comprometido a possibilidade de retorno financeiro para eles.

“Sobrevivo de direitos autorais do ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), tenho muitas canções executadas fora do Brasil. Posso ter uma casa, pagar a faculdade dos meus filhos, mas a pirataria desempregou mais de 80 mil pessoas”, lembra Alain.

Apesar dos pesares, o artista afirma que a profissão é muito gratificante. Ele lembra que um dia estava ouvindo um programa de rádio em que as pessoas dedicavam canções para alguém especial e foram citadas duas músicas dele seguidas, Namoro a Dois e Vumbora Má.

 

compartilhe este conteúdo

Facebook Whatsapp Linkedin

continue lendo

Sam Smith:30 anos e as canções mais tocadas no Brasil

Sam Smith:30 anos e as canções mais tocadas no Brasil

19.05.2022 Notícias

“Dancing with a stranger” é a música do artista britânico, em parceria com a cantora norte-americana Normani, que os brasileiros mais ouviram nos últimos cinco anos Sam Smith é considerado um dos astros d...

Relatório Anual do Ecad destaca a tecnologia como grande aliada da indústria da música

Relatório Anual do Ecad destaca a tecnologia como grande aliada da indústria da música

19.05.2022 Notícias

Instituição apresenta dados detalhados sobre arrecadação e distribuição de direitos autorais na música e faz balanço da atuação da gestão coletiva A tecnologia tem sido uma grande aliada da indústria da mú...

Músicas de Bob Marley embalam o Dia Nacional do Reggae

Músicas de Bob Marley embalam o Dia Nacional do Reggae

11.05.2022 Notícias

Ecad aproveitou a data para fazer um levantamento sobre as músicas do jamaicano mais tocadas no Brasil No dia 11 de maio é comemorado o Dia Nacional do Reggae no Brasil, nos últimos 10 anos, graças a uma lei sancionada ...

Ícone com seta para esquerda Voltar para listagem
Logo ECAD

Sobre o ECAD

  • O Ecad
  • Resultados
  • Rankings
  • Gestão Coletiva
  • Caminho do Direito Autoral

Associações

  • Abramus
  • Amar
  • Assim
  • Sbacem
  • Sicam
  • Socinpro
  • UBC

Eu Faço Música

  • Associações
  • Distribuição
  • Calendário de distribuição
  • Comunicados
  • Titulares

Eu Uso Música

  • Arrecadação
  • Serviços ao Usuário
  • Simulador de Cálculo
  • FAQ
  • Imprensa
  • Em Pauta

Fale com o Ecad

  • Onde estamos
  • Fale com a Mia
  • Canal de Denúncias
  • Trabalhe Conosco

Redes sociais

Canal do Usuário Acesso ao Ecadnet
  • Portal da privacidade
  • Termos de uso
  • Política de Cookies
Desenvolvido por Logo Pixelhead